Bazil : ENCONTRO DE FORMADORAS/ES CRB/MINAS

Publié le : 5 septembre

A riqueza que existe entre uma formanda e uma formadora. A Confiança, a partilha, o dialogo, a busca do conhecimento e o acolhimento que exigem de ambas um percurso de amadurecimento no dia a dia.

PROJETO – Formação para Formadoras/es

INTRODUÇÃO : Entendendo que a formação na VRC é continuada e processual, como grupo de Formadoras/es, da CRB, Regional Minas Gerais, temos uma prática de nos encontrarmos duas vezes ao ano. Para isso, reservamos dois dias e meio no primeiro semestre e dois e meio para o segundo semestre.
Na prática, estudamos um tema pertinente à nossa missão, para isso, propomos ter um Projeto que contemple uma temática, num período de dois anos, onde teremos uma sequência sistemática, pedagógica e prática.

OBJETIVO
Proporcionar a nós formadoras/es possibilidades de refletir mais profundamente determinados temas e termos oportunidades de passar pela teoria e prática, dentro de um tempo viável para isto. Despertando em nós, um desejo maior de autoconhecimento e domínio de algumas técnicas que nos ajudem e nos dê mais propriedade no acompanhamento das/os formandas/os a nós confiados.

MEIOS
Ter como fio condutor :
1. As cinco Dimensões da Vida Religiosa consagrada : Humano Afetiva, Comunitária, Espiritual, Missionária e Mistagógica.
2. A reflexão, a partilha de experiências e convivência intercongregacional.
3. O prazer de “Servir ao Senhor com alegria” (Sl 100), em busca de colaborar na formação humana, espiritual, comunitária, missionária e mistagógica dos futuros consagrados e consagradas.
4. E, como grupo, manter viva a chama ardente da consagração, para melhor servir as nossas Congregações, como formadoras/es e estendendo a nossa missão aos mais necessitados, sem voz e sem vez, fazendo-se pequeno entre os menores.

Neste final de semana, fechamos a primeira etapa do projeto formativo da CRB-Minas
Contamos com a presença de 96 formadores na priemria etapa e 92 na segunda etapa.
Teve conosco o assessor : Agostinho Capeletti Busato (Instituto IATES – Curitiba/PR)

TEMA : RECONSTRUIR A HISTÓRIA PESSOAL, COM ENFOQUE NA AUTONOMIA, AFETIVIDADE E SEXUALIDADE (Masculino/Feminino)