Provincia do Brasil : preparação para a Semana Santa Missionária 2019

Publié le : 19 février

Juntos em Família : vá e prega !
“Contemplar e levar ao outro aquilo que foi contemplado” ( St.Tomás de Aquino)

Já iniciamos a nova etapa em preparação para a Semana Santa Missionária – Projeto JUNTOS EM FAMÍLIA, que acontecerá nos dias 12 a 21 de abril na Quase Paróquia Bom Jesus de Catitu, na Diocese de Janaúba, Norte de Minas Gerais. As/Os missionárias e missionários se reuniram neste sábado em vivência da ESPIRITUALIDADE e ESTUDO. Tivemos a presença e assessoria do Padre Antônio Carlos sobre o tema, Missão e Igreja. O caminho percorrido implica um direcionamento de uma escuta e diálogo, relações de vida e liberdade para cada pessoa humana em seu próprio cotidiano, lá onde nos esperam e onde esperamos celebrar o sinal da luz, Jesus Cristo ! Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” (Mateus 5.14-16).
O Projeto Missionário de Semana Santa “Juntos em Família” traz a experiência celebrativa da partilha e comunhão a exemplo de São Domingos de Gusmão, Santa Catarina de Sena e tantos outros que marcaram a vida da Ordem e da Igreja. Com entusiasmo, esperança e vida, o espaço missionário é um convite sempre aberto de PREGAÇÃO, junto com a Fraternidade Leiga Dominicana Santa Catarina de Sena/Barreiro, as Irmãs Dominicanas da CRSD/Província do Brasil, outros religiosos e religiosas, leigos e leigas na Família Dominicana em Missão !

Sair porta fora, procurar e encontrar ! O testemunho de fé e presença torna possível a aproximação de outras realidades e comunidades distantes que muitas vezes não são assistidas em sua vida comunitária e social por falta de agentes pastorais. É, também, um tempo de formação e vivencia cristã da espiritualidade para nossa família de Pregadores e Pregadoras, alargando a memória do passado e presente na itinerância, em movimento de nossa vocação, ser ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino.

Ir.Luciana Vinícius de Souza
Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe/Província do Brasil

POEMA DA MISSÃO - Dom Helder Câmara
Missão é partir, caminhar, deixar tudo,
sair de si, quebrar a crosta do egoísmo
que nos fecha no nosso Eu.
É parar de dar volta ao redor de nós mesmos
como se fôssemos o centro do mundo e da vida.
É não se deixar bloquear nos problemas
do pequeno mundo a que pertencemos :
a humanidade é maior.
Missão é sempre partir, mas não devorar quilômetros
É, sobretudo, abrir-se aos outros como irmãos,
descobri-los e encontrá-los.
E, se para encontrá-los e amá-los
é preciso atravessar os mares e voar lá nos céus,
então Missão é partir até os confins do mundo.